Como recuperar arquivos criptografados por Nesa ransomware?

Pergunta


Problema: como recuperar arquivos criptografados por Nesa ransomware?

Olá, estou infectado com um vírus. Minhas fotos, vídeos, documentos e outros arquivos estão todos inutilizáveis. Não posso abri-los de forma alguma! Os ícones foram alterados para os em branco e cada arquivo tem .nesa em vez de .jpg, .pdf e outros. Como faço para recuperar meus arquivos? Por favor me ajude!

Resposta Resolvida

Entenda instantaneamente Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação.

Nesa ransomware é a versão mais recente do PARE / Djvu família de ransomware. Desde seu lançamento em dezembro de 2017, as variantes dessa cepa de malware foram lançadas mais de 150 vezes. No entanto, os lançamentos de versões de frequência não são o único recurso que torna esta família tão devastadora - os cibercriminosos por trás dela estão trabalhando duro para implementar novos recursos e expandir as operações, empregando técnicas de distribuição sofisticadas.


Assim como muitas versões STOP / Djvu anteriores, o Nesa ransomware pode ser distribuído em uma variedade de métodos, incluindo kits de exploração, pacotes de adware, [1] Área de Trabalho Remota desprotegida [dois] conexões, atualizações falsas, sites hackeados, downloads drive-by, e-mails de spam, etc. O uso de vários vetores de distribuição aumenta a chance de mais usuários serem infectados com o vírus Nesa, conseqüentemente aumentando a taxa em que os criminosos podem ser pagos.



Nesa ransomware é cripto-malware, portanto, seu principal objetivo é bloquear todas as imagens, documentos, PDF e outros arquivos pessoais com a ajuda de um algoritmo de criptografia assimétrica. Dessa forma, o malware impede que as vítimas acessem todos os dados localizados no computador, junto com quaisquer armazenamentos ou redes conectadas.


Recupere arquivos criptografados por .nesaRecupere arquivos criptografados por .nesa

Embora se possa dizer que os arquivos foram corrompidos, não é o caso - a extensão de arquivo .nesa funciona como uma fechadura, que precisa de uma chave para ser aberta. A chave está na posse de agentes maliciosos por trás do vírus e é mantida em um comando e controle remoto [3] servidor.


Os usuários são normalmente informados por meio da nota de resgate _readme.txt sobre a situação e explicam que, se quiserem recuperar a ferramenta de descriptografia, precisam pagar $ 980 em Bitcoin como resgate, embora os hackers afirmem que os usuários têm direito a 50% desconto se entrarem em contato com os criminosos via [email protegido] ou [email protegido] e-mails e concorda em transferir o dinheiro.

No entanto, os especialistas em segurança aconselham não pagar o resgate, pois os hackers podem nunca enviar o descriptografador Nesa necessário, mesmo após o pagamento ser feito. Além disso, recompensar os cibercriminosos por seus atos maliciosos apenas os encorajaria a produzir uma versão nova e aprimorada do vírus. Em outras palavras, ao pagá-los, os usuários estão alimentando a necessidade de criar mais malware e infectar mais vítimas, e é por isso que o ransomware é um dos principais tipos de malware.

Em vez disso, você deve remover o ransomware Nesa com a ajuda de um software de segurança como (esteja ciente de que, devido às variantes de versão em constante mudança e aprimoradas, a remoção pode exigir uma varredura com várias ferramentas anti-malware) e, em seguida, usar métodos alternativos para recuperar arquivos criptografado por Nesa ransomware.

Como descriptografar arquivos .nesa?

Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação Reimage Reimage.

Identificado pela primeira vez pelo pesquisador de segurança Michael Gillespie, [4] O ransomware Nesa apareceu no final de setembro de 2019. Ele também pertence à nova onda de versões STOP que usam uma maneira aprimorada de criptografar arquivos. Além disso, o malware também descarta um novo módulo que é capaz de coletar informações pessoais do usuário, resultando, consequentemente, em dados confidenciais e perda de dinheiro.


Outra característica do vírus Nesa é sua capacidade de modificar o arquivo de hosts do Windows. Essa mudança garante que os usuários não busquem ajuda em sites voltados para a segurança. No entanto, todas essas alterações são reversíveis com a ajuda da eliminação do ransomware Nesa - explicamos como fazer isso a seguir.

Nesa nota de resgateA nota de resgate _readme.txt é colocada em cada uma das pastas afetadas

O que não é reversível, porém, são os arquivos. Mesmo após o término das infecções, as vítimas não poderão ver seus arquivos e permanecerão bloqueadas. Esse recurso, em particular, é o que torna o ransomware tão devastador - pode resultar na perda permanente de dados.

Como dissemos anteriormente, pagar o resgate é muito arriscado e a maioria dos especialistas aconselha a não fazê-lo. Embora a recuperação de arquivos .nesa bloqueados de outras maneiras possa não ser possível, ainda há chances de que eles ajudem, ou, pelo menos, parcialmente. Na próxima seção, fornecemos instruções detalhadas sobre como remover o ransomware Nesa e como tentar a recuperação de arquivos usando métodos alternativos.

Etapa 1. Remova o ransomware Nesa do seu computador

Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação Reimage Reimage.

Não recomendamos que você tente eliminar o ransomware manualmente, pois a ameaça faz centenas de alterações no computador, e revertê-las exigiria conhecimento profissional de TI. Em vez disso, você deve empregar um software antimalware poderoso e executar uma verificação completa do sistema com ele - ele deve excluir a infecção automaticamente.

No entanto, o Nesa ransomware pode interferir na sua ferramenta anti-malware. Nesse caso, você deve acessar o Modo de segurança com rede e realizar a verificação a partir daí:

  • Clique com o botão direito em Começar botão e selecione Definições
  • Vamos para Atualização e segurança seção e escolha Recuperação
  • Achar Inicialização avançada e clique em Reinicie agora (nota: isso vai imediatamente reinicie o seu computador)Você deve acessar o Modo de segurança com rede se o método regular não funcionar para você
  • Em seguida, selecione o seguinte caminho: Solucionar problemas> Opções avançadas> Configurações de inicialização e clique Reiniciar
  • Após a reinicialização, pressione F5 ou 5 para alcançar Modo de segurança com rede

Execute uma verificação completa do sistema com software anti-malware. Depois disso, você deve ir para o seguinte caminho:

C: \ Windows \ System32 \ drivers \ etc

Uma vez lá, encontre um arquivo chamado hosts. Clique com o botão direito e pressione Excluir . Esvazie o seu Lixeira de reciclagem depois.Depois de excluir o arquivo host, você interromperá as restrições definidas pelos invasores

Etapa 2. Tente usar Data Recovery Pro para arquivos bloqueados .nesa

Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação Reimage Reimage.

Dependendo de quanto você usou seu computador após a infecção por Nesa, o Data Recovery Pro pode ou não ajudá-lo com a recuperação (parcial). No entanto, você deve experimentá-lo, pois é uma das melhores ferramentas de recuperação do mercado hoje:

  • Comece com o download Data Recovery Pro []
  • Use as instruções na tela para instalar o aplicativo. Uma vez feito isso, clique duas vezes em Data Recovery Pro atalho na sua área de trabalho para abri-lo
  • Selecione Opção de varredura completa e clique em Inicia escaneamento (você também pode pesquisar arquivos individuais com base em palavras-chave)
  • Depois que a varredura terminar, veja se algum dos seus arquivos foi recuperado. Se sim, clique em Recuperar para recuperá-losUse Data Recovery Pro

Etapa 3. ShadowExplorer pode potencialmente restaurar todos os seus dados

Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação Reimage Reimage.

Quase todos os vírus ransomware são programados para excluir Shadow Volume Copies - e sistema de backup automático usado pelo Windows. No entanto, esta função pode falhar ou ser ignorada. Ferramentas como o ShadowExplorer são ideais para tais cenários e provavelmente serão capazes de recuperar arquivos .Nesa.

  • Instalar ShadowExplorer [ link ]
  • escolha a unidade e a pasta que deseja recuperar
  • Clique com o botão direito e selecione ExportarNesa às vezes pode ser descriptografado com ShadowExplorer

Etapa 4. Experimente um recurso integrado de versões anteriores

Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação Reimage Reimage.

O recurso de versões anteriores do Windows é fácil de usar e não requer nenhum programa externo. No entanto, a desvantagem disso é que só funciona se a restauração do sistema foi habilitada antes do ataque de ransomware e apenas uma vez por vez pode ser recuperado. No entanto, você também deve tentar este método:

  • Vá para a pasta onde os arquivos bloqueados estão localizados
  • Clique com o botão direito no arquivo e escolha Restaurar versões anteriores
  • Selecione a versão para a qual deseja restaurá-lo e escolha RestaurarFaça uso do recurso de versões anteriores do Windows

Opcional: Experimente o serviço Dr.Web Rescue Pack

Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação Reimage Reimage.

Dr.Web é um dos fabricantes de antivírus que esteve profundamente envolvido no ransomware SROP / Djvu desde o início - os pesquisadores desenvolveram uma descriptografia de trabalho para .DATAWAIT, .DATASTOP e versões semelhantes do vírus. No entanto, como esperado, os hackers foram rápidos em desenvolver novas variantes para as quais a ferramenta não funcionava mais.

No entanto, o Dr.Web ofereceu ajuda às vítimas em troca de uma certa quantia de pagamento. Sem dúvida, a empresa está pedindo muito menos do que os desenvolvedores de ransomware ( O pacote de resgate custa 150 € ), e eles não são criminosos. Portanto, se você optar por pagar, escolha o Dr.Web em vez de criminosos. Nota: É possível que nem todos os arquivos possam ser descriptografados pelo Dr.Web, entre em contato com eles para saber mais.

Você pode encontrar todos os detalhes aqui e também se inscrever para o serviço. Observe que, se você instalou o software Dr.Web durante a infecção do Nesa ransomware, o serviço é totalmente gratuito.

Nenhum método de recuperação ajudou? Não entre em pânico ...

Para recuperar os componentes do sistema necessários, adquira a versão licenciada da ferramenta de recuperação Reimage Reimage.

O ransomware Nesa é uma infecção bastante devastadora, pois pode resultar na perda permanente de arquivos que não consiste apenas em horas de trabalho, mas também tem valor sentimental. Portanto, alguns usuários podem não ver outra opção a não ser pagar aos cibercriminosos para devolverem seus preciosos arquivos. Antes de fazer isso, no entanto, você deve ter em mente que os pesquisadores de segurança estão constantemente trabalhando em ferramentas alternativas que podem ajudar os usuários em alguns casos. Você pode tentar usar esta ferramenta , embora a versão .nesa a ele ainda não tenha sido adicionada, embora provavelmente vá mudar no futuro.

Finalmente, se você não tiver mais opções e estiver desesperado para recuperar seus arquivos, vá em frente e pague os cibercriminosos. No entanto, faça-o por sua própria conta e risco, pois não há garantia de que você obterá o descriptografador de ransomware Nesa dos autores de malware.

Recupere arquivos e outros componentes do sistema automaticamente

Para recuperar seus arquivos e outros componentes do sistema, você pode usar guias gratuitos de especialistas do wimbomusic.com. No entanto, se você acha que não tem experiência suficiente para implementar todo o processo de recuperação sozinho, recomendamos o uso das soluções de recuperação listadas abaixo. Testamos cada um desses programas e sua eficácia para você, então tudo que você precisa fazer é deixar que essas ferramentas façam todo o trabalho.

Oferecer Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X Você tem algum problema?
Se você estiver tendo problemas relacionados ao Reimage, pode entrar em contato com nossos especialistas em tecnologia para pedir-lhes ajuda. Quanto mais detalhes você fornecer, melhor solução eles fornecerão. Reimage - um programa de reparo do Windows especializado e patenteado. Ele irá diagnosticar seu PC danificado. Ele fará a varredura de todos os arquivos de sistema, DLLs e chaves de registro danificados por ameaças de segurança. Reimage - um programa de reparo especializado e patenteado do Mac OS X. Ele irá diagnosticar o seu computador danificado. Ele fará a varredura de todos os arquivos de sistema e chaves de registro danificados por ameaças à segurança.
Este processo de reparo patenteado usa um banco de dados de 25 milhões de componentes que podem substituir qualquer arquivo danificado ou ausente no computador do usuário.
Para reparar o sistema danificado, você deve comprar a versão licenciada da ferramenta de remoção de malware.

Impedir que sites, ISP e outras partes rastreiem você

Para ficar completamente anônimo e evitar o ISP e o governo de espionagem em você, você deve empregar VPN. Ele permitirá que você se conecte à internet sendo completamente anônimo, criptografando todas as informações, evitando rastreadores, anúncios, bem como conteúdo malicioso. Mais importante, você interromperá as atividades ilegais de vigilância que a NSA e outras instituições governamentais estão realizando nas suas costas.

Recupere seus arquivos perdidos rapidamente

Circunstâncias imprevistas podem acontecer a qualquer momento durante o uso do computador: ele pode desligar devido a um corte de energia, uma Tela Azul da Morte (BSoD) pode ocorrer ou atualizações aleatórias do Windows podem ocorrer na máquina quando você se ausenta por alguns minutos. Como resultado, seus trabalhos escolares, documentos importantes e outros dados podem ser perdidos. Para recuperar arquivos perdidos, você pode usar - ele pesquisa cópias de arquivos que ainda estão disponíveis em seu disco rígido e os recupera rapidamente.