Uma revisão completa: Adobe Premiere Pro Alternative for Linux

recurso adobe premiere linux alternativoOs avanços tecnológicos fornecem métodos inovadores que são úteis para nossas atividades diárias. Uma das tecnologias mais notáveis ​​que os humanos criaram é o computador pessoal. Esses dispositivos forneceram aos humanos uma solução rápida para disseminar mensagens, adquirir conhecimento e interagir em todo o mundo. Alguns desses computadores são alimentados por diferentes sistemas operacionais; um deles é o Linux. Este SO é um sistema preeminente de código aberto e acessível que também funciona em sistemas embarcados. Embora o Linux funcione em apenas 2,3 por cento dos computadores desktop, é mais conhecido por computadores de alunos, como Chromebooks e muito mais. Assim, alguns alunos de graduação em cinema usam esse sistema operacional para seus trabalhos escolares. No entanto, devido à sua disponibilidade limitada, alguns aplicativos não são compatíveis o suficiente para operar em seus sistemas. Algumas delas são ferramentas de edição de vídeo como o Premiere Pro. O Premiere Pro é um aplicativo de edição baseado em linha do tempo dedicado apenas aos sistemas operacionais Windows e Mac. Portanto, este artigo selecionou o mais superior Alternativa Adobe Premiere Pro para Linux .


Navegação de conteúdo

10 principais alternativas notáveis ​​para Premiere Pro para Linux

1. OpenShot

Característica distintiva: Ele é projetado com uma função de precisão de quadro que permite aos usuários mostrar cada quadro do vídeo do projeto, tornando-o mais fácil de editar.
Formatos suportados: WebM (VP9), AVCHD (libx264), HEVC (libx265) e mais.

OpenShot é um software de edição de vídeo de plataforma cruzada compatível com vários sistemas operacionais como Linux, Windows e Mac. Seu recurso notável são as funções de quadro-chave baseadas em curvas que permitem aos usuários acessar um número ilimitado de quadros-chave e possibilidades de animação. Esse recurso é o motivo pelo qual este software é elegível como uma alternativa ao Premiere Pro Linux. Também é equipado com funções básicas de edição, como recorte, mesclagem, aplicação de efeitos e aprimoramento de videoclipes. Mais ainda, é equipado com um painel de edição de linha de tempo avançado que oferece ótimos recursos, como função de arrastar e soltar, alinhamento de clipes, zoom in e out e outros.

Adobe Premiere Linux Alternative OpenShot

Os clipes na linha do tempo podem ser modificados de várias maneiras, incluindo corte, rotação, encaixe, dimensionamento e muito mais.

2. Shotcut

Característica distintiva: É fornecido com filtros de vídeo de 360 ​​graus que o Adobe Premiere não possui.
Formatos suportados: MP4, MKV, FLV, BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TIFF e outros.


Avidemux Shotcut é uma ferramenta de edição e processamento de vídeo gratuita e de código aberto compatível com Linux, Windows, FreeBSD e macOS. Ele oferece suporte a vários recipientes de mídia, como formatos de vídeo, imagem e áudio via FFmpeg. Ele também contém recursos de gravação que podem capturar webcam e sistemas de áudio associados ao vídeo do projeto. Esta função não existe no Premiere Pro; portanto, tornando-o uma das alternativas valiosas que o Premiere Pro tem. Além disso, possui processos de edição avançados, como desentrelaçamento, gradação de cores, compostagem de faixas e muito mais.



adobe premiere linux alternativo shotcut


Desative a função de queda de quadros e aceleração de GPU para acessar o processamento de imagem paralelo de vários núcleos.

3. Avidemux

Característica distintiva: Ele tem a capacidade de inserir fluxos de áudio em um vídeo de projeto e extrair fluxos de áudio por meio das funções Demuxing e Muxing deficientes no Premiere Pro.
Formatos suportados: MP4, MKV, MPG, TS e outros.

Avidemux é um software de edição de código aberto que é capaz de processos de edição de vídeo não linear. Ele foi projetado propositalmente para os sistemas operacionais Linux, Mac e Windows; no entanto, existem compilações não oficiais adequadas para outros sistemas operacionais como FreeBSD, NetBSD e OpenBSD. É fornecido com funções básicas de edição, como adição de filtros, efeitos de transição, funções de correção de cores e muito mais. Ele também oferece suporte a um sistema que não seja de projeto, como o Virtualdub, onde os usuários podem criar todas as suas configurações e armazenar o arquivo de vídeo diretamente, mesmo sem criar um arquivo de projeto. Este recurso não está disponível no Premiere Pro, tornando-o uma das ferramentas notáveis ​​a se procurar.


adobe premiere linux alternativo avidemux

Se você deseja criar uma legenda oculta ou adicionar texto alternativa ao Premiere Pro , utilize seu processamento de legenda embutido.

4.Cinelerra

Característica distintiva: Esta ferramenta depende da taxa de atualização da imagem e da resolução, o que significa que pode suportar vídeo em qualquer velocidade e tamanho.
Formatos suportados: AVI, MOV, WAV, WMV, WebM, MPG, TS e muito mais.

Outra alternativa para o Premiere Pro no Linux é Cinelerra . Esta ferramenta é um software de edição não linear que oferece funções de edição mesmo sem uma conexão com a internet. Ele é projetado com quatro janelas de funções que fornecem todo o fluxo de trabalho de edição. A primeira janela é a linha do tempo que fornece aos usuários um storyboard para arrastar e soltar diferentes arquivos de mídia. Os processos de edição também ocorreram nesta janela. Os outros são visualizador, compositor e janela de recursos, que fornecem visualizações gerais e análises das mudanças feitas no vídeo do projeto.

adobe premiere linux alternativo cinelerra


Existe uma lista de discussão em que os desenvolvedores fornecem suporte e realizam uma discussão técnica sobre cada alteração feita na ferramenta.

5. Kdenlive

Característica distintiva: Ele permite que os usuários criem e adicionem efeitos e transições personalizados ao vídeo do projeto. Este recurso está ausente nas funções de edição do Premiere Pro.
Formatos suportados: AVI, WMV, MPEG e outros.

Kdenlive é outra ferramenta de edição de vídeo gratuita e de código aberto equipada com funções de edição. Ele foi projetado com funções de edição essenciais, como aparar, recortar, melhorar, transição e muito mais. Além disso, é equipado com funções de edição avançadas, como processamento de sinal de áudio. Esse recurso permite que os usuários normalizem, alterem o ritmo e o tom, ajustem o volume, o áudio de reverberação e equalizem os filtros. Possui um recurso de arquivo em que todos os projetos e ativos exportados são armazenados em uma única pasta. Essa funcionalidade não está disponível no Premiere pro, tornando o Kdenlive a melhor alternativa ao Premiere Pro no Linux.

adobe premiere linux alternativo kdenlive

Utilize seu mixer de áudio integrado para fornecer efeitos de áudio nítidos e limpos.

6. Lightworks

Característica distintiva: Sua versão profissional, que custa US $ 99,99, pode exportar projetos de vídeo diretamente para os formatos DVD ou Blu-ray.
Formatos suportados: ProRes, Avid DNxHD, AVC-Intra, AVCHD, H. 264, XDCAM EX / HD 422 e outros.

Lightworks é um software de edição de vídeo não linear usado para aprimorar e masterizar vídeos digitais. É um editor de vídeo notável para empresas de pós-produção de Hollywood devido à sua capacidade de embelezar alguns filmes premiados. Alguns desses filmes são Pulp fiction, Romeu + Julieta, Bruce Todo-Poderoso e muito mais. Sua versão gratuita vem com recursos básicos como efeitos em tempo real, recorte, edição de multicam, recorte, mesclagem e muito mais. Além disso, pode exportar vídeos com qualidade 720p diretamente no Youtube e Vimeo. Esta função está ausente no Premiere Pro; portanto, essa ferramenta é uma alternativa adequada ao Adobe Premiere Linux.

adobe premiere linux lightworks alternativos

Seus desenvolvedores melhoraram o desempenho do codec H.264 / AVC em contêineres MP4 e MOV. Assim, a edição com esses formatos consome menos energia da CPU, tornando o processo mais suave e rápido.

7. Lâmina de fluxo

Característica distintiva: Com sua tecnologia avançada, essa ferramenta fornece processos de edição mais rápidos do que o Adobe Premiere Pro.
Formatos suportados: ProRes, Avid DNxHD, AVC-Intra, AVCHD, H. 264, XDCAM EX / HD 422 e outros.

Um editor de vídeo recém-produzido apenas 12 meses após sua data de lançamento, Flowblade pode ser uma alternativa confiável para Adobe Premiere Pro Linux. É equipado com funções de edição essenciais, como mais de 50 filtros de imagem e vídeo, mais de 30 filtros de áudio, uma ferramenta de título integrada, rotação de animação e muito mais. Mais ainda, possui uma função de efeito G'MIC que fornece comandos embutidos para processamento de imagens, manipulação matemática básica e tabelas de filtragem. Essa função está faltando no Premiere Pro, tornando este editor de vídeo recém-produzido uma de suas alternativas.

lâmina de fluxo alternativa adobe premiere linux

Sua interface pode ser traduzida para vários idiomas, incluindo espanhol, italiano, francês, húngaro e alemão.

8. Davinci Resolve

Característica distintiva: É equipado com redução de ruído de vídeo e desfoque de movimento, perfeito para a criação de saída cinematográfica.
Formatos suportados: ARI, MXF, MTS, AVI, CRM, MOV e muito mais.

Davinci Resolve é um software de edição não linear equipado com funções básicas de edição. É equipado com diferentes configurações, como correção de cores, efeito visual, intermediação digital e processamento de resolução 2K. Ele também suporta e aprimora resoluções maiores do que vídeos HD com taxas de quadros superiores a 60FPS. Além disso, ele usa um recurso de rastreamento de rosto que dá aos usuários a capacidade de detectar expressões faciais e emoções. O Premiere Pro não possui esse recurso em suas funcionalidades, explicando por que essa ferramenta é uma excelente alternativa para o Premiere Pro no Linux.

adobe premiere linux alternativo davinci

É equipado com funcionalidades de mixagem de áudio 3D para diferentes formatos de áudio como 5.1, 7.1 e 22.2.

9. Pitivi

Característica distintiva: Ele tem recursos para exportar e importar mídia da estrutura GStreamer de plug-ins GStreamer.
Formatos suportados: MPEG, Matroska, Ogg, QuickTime, WebM, outros

Pitivi é um software de edição de vídeo de código aberto e gratuito desenvolvido para o sistema operacional Linux. Ele oferece suporte a habilidades simples de edição de mídia, como encaixar, aparar, dividir, cortar e aprimorar clipes. Também é capaz de unir os clipes de áudio e vídeo e tratá-los como arquivos únicos. Este recurso tornará a edição de arquivos mais fácil e rápida de aplicar. Além disso, a navegação por seus recursos e fluxos de trabalho é intuitiva e autodocumentada. Ele fornece aos usuários todas as dicas contextuais de que precisam, mesmo sem entender o manual do usuário.

adobe premiere linux alternativo pitivi

Seus componentes de interface destacáveis ​​ajudarão os usuários a criar e produzir filmes cinematográficos rapidamente.

10. Liquidificador

Característica distintiva: Ele tem recursos para exportar e importar mídia da estrutura GStreamer de plug-ins GStreamer.
Formatos suportados: MPEG, OBJ, FBX, 3DS, PLY, STL, Matroska, Ogg, QuickTime, etc.

A última alternativa para Adobe Premiere Linux é Liquidificador . É uma excelente ferramenta de código aberto conhecida por suas ferramentas de modelagem e animação 3D. Este programa foi criado para operar com os recursos 3D do Blender como modelagem, transformação, escultura e muito mais. Além disso, ele permitiu aos usuários transformar seus personagens estáticos em animações impressionantes com seus quadros-chave simples ou ciclos de caminhada complexos. Além disso, ele vem com um editor de sequência de vídeo embutido que permite aos usuários realizar ações básicas como cortes de vídeo e mascaramento ou gradação de cor.

adobe premiere linux liquidificador alternativo

O Blender pode ser um balcão único editor de vídeo de código aberto para criar e produzir seu trabalho, se você estiver interessado em animação 3D; também funciona com videoclipes padrão.

Traços que todo editor de filme deve ter

A edição de vídeo é um hobby divertido de se fazer. Estimula sua criatividade, desenvoltura e pensamento analítico. No entanto, essa tarefa não é apenas para entusiastas de vídeo; pode ser uma profissão em tempo integral. Em 2020, um estudo foi realizado e eles projetaram que a receita global de carreiras relacionadas ao cinema foi estimada em cerca de US $ 50 bilhões. Dessa forma, fazendo com que o setor tenha melhores oportunidades de carreira. Embora ter um bom olho e talento natural seja vital nesta indústria, essas não são as únicas qualidades que importam. Assim, reunimos as cinco principais características que você precisa possuir.

1. Paciência - A edição de vídeo é um processo tedioso. É crucial dominar e realizar cada tarefa com eficácia e consome muito tempo. Esteja você esperando o término da renderização do vídeo do seu projeto ou lidando com um cliente difícil, um bom editor de vídeo deve ter essa característica. Paciência não é apenas uma virtude - é uma obrigação.
2. Capacidade de trabalhar sob pressão - Como um entusiasta de vídeo, você se verá em uma crise de tempo. A edição de vídeo não é ideal para pessoas que não conseguem trabalhar sob a mira de uma arma. Manter a calma sob diferentes pressões é absolutamente ideal para esse tipo de profissão. Portanto, é essencial.
3. Excelente gerenciamento de tempo - Um entusiasta de vídeo eficiente deve manter um bom ritmo e entender melhor seu fluxo de trabalho. Quando se trata de edição, cronograma e tempo são tudo.
4. Profundidade emocional - Para ser um criador de vídeo eficaz, você precisa ter uma grande capacidade para as emoções humanas. Seria ideal se você estivesse mais conectado sobre como as histórias do vídeo do seu projeto devem ser apresentadas.
5. Habilidade de comunicação estelar - A edição de vídeo não pode ser feita por uma única pessoa. Seria melhor se comunicar melhor com seus membros, atores, diretores e equipe para criar uma produção cinematográfica e com aparência profissional. Como dizem em uma citação, 'nenhum homem está em uma ilha'.

adobe premiere linux traços alternativos

Gráfico de comparação

Programas Público-alvo Desvantagens
OpenShot Prosumer, profissionaisEle trava ao editar vídeos longos.
Shotcut Prosumer, profissionaisSites de compartilhamento não embutidos.
Avidemux BásicoO processamento em lote não está disponível.
Cinelerra Básico, ProsumersEmbora esta ferramenta suporte derivados WMV e FLV, este software não oferece suporte a alguns codecs de vídeo.
Kdenlive Prosumer, profissionaisTem uma resposta lenta.
Programas Público-alvo Desvantagens
Lightworks Prosumer, profissionaisA IU do sistema é arcaica e antiga.
Flowblade BásicoNão suporta estabilização de vídeo.
Davinci Resolve Prosumer, profissionaisOs iniciantes podem achar isso um pouco confuso.
Pitivi BásicoSua forte dependência do GStreamer o torna uma ferramenta não flexível de usar.
Liquidificador Prosumer, profissionaisOs iniciantes podem achar isso um pouco confuso.